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Aerofotogrametria Digital

Aerofotogrametria Digital

Imageamento Utilizando Técnologia de Aerofotogrametria Digital

Aerofotogrametria é a cobertura aerofotográfica executada para fins de mapeamento. Uma aeronave equipada com câmeras fotográficas métricas percorre o território fotografando-o verticalmente, seguindo alguns preceitos técnicos como: ângulo máximo de cambagem, sobreposição frontal entre as fotos, sobreposição lateral, entre outros.

A Fotogrametria é a ciência que permite executar medições precisas utilizando de fotografias métricas. Embora apresente uma série de aplicações nos mais diferentes campos e ramos da ciência, como na topografia, geologia, astronomia, medicina, meteorologia e tantos outros, tem sua maior aplicação no mapeamento topográfico.

Um voo aerofotogramétrico é dado pela a sequência de tomada de fotografias, analógicas ou digitais, através de faixas de fotos paralelas dentro de padrões, métodos e regras estabelecidas, pode ser a cores e infravermelho nas escalas que variam de  1:2.500 a 1:40.000.

Com base na cobertura aerofotográfica, pode-se realizar os trabalhos de restituição planialtimétrica de uma determinada área de interesse, atribuindo a cada coordenada de uma área de interesse sua posição geográfica e altitude referente a mesma. A escala da restituição é limitada pela escala do vôo e usualmente amplia-se a mesma em até 4 vezes.

A partir dos voos aerofotogramétricos, é possível adquirir os seguintes produtos:

 

ORTOFOTO

Ortofoto ou ortofotografia é uma representação fotográfica de uma região da superfície terrestre, no qual todos os elementos apresentam a mesma escala, livre de erros e deformações, com a mesma validade de um plano cartográfico.

Uma ortofotografia se consegue mediante a um conjunto de imagens aéreas (tomadas desde um avião ou satélite) que tenham sido corrigidas digitalmente para representar uma projeção ortogonal sem efeitos de perspectiva, pela qual é possível realizar medições exatas, ao contrário de uma fotografia aérea simples, que sempre apresenta deformações causadas pela perspectiva da câmera, a altitude ou da velocidade com que se move a câmera. A este processo de correção digital chama-se de ortoretificação.

 

MDS e MDT

O Modelo Digital de Elevação (Digital Elevation Model - DEM) é um dos dados mais importantes para análises geoespaciais e para a geração de ortoimagens, sendo o DEM clássico uma representação digital de uma seção da superfície, dada por uma matriz de pixels com coordenadas planimétricas (X e Y) e um valor de intensidade do pixel, que corresponde à elevação.

Quando os dados referem-se aos pontos que atingiram o terreno, fala-se em Modelo Digital de Terreno (MDT). Quando o modelo inclui, além do terreno, os objetos a ele superpostos, fala-se em Modelo Digital de Superfície (MDS).

 

LIDAR

O sistema de varredura a laser aerotransportado (laser scanning) foi desenvolvido com a finalidade de estimar a distância entre o sensor e a superfície, e assim, determinar a posição do local onde o pulso laser atinge a superfície. O sensor mede a intensidade do sinal de retorno e o tempo decorrido entre a emissão e a captação do retorno, que é usado para calcular a distância sensor-objeto, considerando que o pulso laser se propaga à velocidade da luz.

Como a varredura é efetuada a partir da aeronave, não somente a superfície do terreno, mas também outros objetos acima da mesma, como copas das árvores e telhados, são igualmente medidos. A técnica para o processamento de informação nesses sistemas, também conhecida como mapeamento digital a laser, é denominada de Light Detection And Ranging (LIDAR).

O sensor é instalado em plataformas móveis, tais como aviões ou helicópteros que se deslocam acima da superfície, necessitando obrigatoriamente da determinação de um conjunto de parâmetros como: posição da aeronave, atitude do sensor no momento do registro dos dados e registro da distância entre o sensor a cada pulso emitido sobre a superfície do terreno.

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