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GlueURBIS


Visão Geral

A plataforma GlueUrbis é uma plataforma Web orientada para integrar, manter e disseminar informações do ambiente urbano. Integra em um único ambiente: informações geográficas e cartográficas, imagens do território, obtidas por satélites e aerofotogrametria convencional ou por VANT, informações tabulares obtidas em sistemas legados (sem necessidade de cópia), fotografias de campo, plantas e documentos digitalizados.

Público Alvo

Administrações Municipais, Concessionárias de Serviços Públicos e Prestadores de Serviço (Água, Esgoto, Energia, Iluminação Pública, Gás, Trânsito, Manutenção da Infraestrutura, entre outros).

Funcionamento

O sistema possui dois módulos básicos de operação: administração e operação.

O Módulo de administração é responsável pela customização do ambiente operacional, permitindo a publicação das informações geográficas e associadas às informações textuais obtidas dos sistemas legados. As tabelas dos bancos legados são descritas em um dicionário de dados e indicados seus respectivos servidores. Para cada perfil de usuário são criados temas, associação entre um particular dado geográfico e uma particular tabela de dados legada, estabelecendo as permissões de acesso a cada informação disponível e a sua forma de apresentação, tanto geográfica, como textual.

O módulo de administração e ainda responsável pela criação do cadastro de usuários e perfis, a associação entre os mesmos, e o gerenciamento de senhas.

O Módulo de Operação é responsável pela apresentação das informações na Web, permitindo duas formas de acesso perfeitamente integradas. A partir dos dados exclusivamente tabulares ou a partir do mapa, o usuário pode obter qualquer informação realizando consultas textuais ou por apontamento no mapa. 

Funcionalidades Principais

  • Integração com um conjunto quaisquer de informações textuais legadas;
  • Acesso a informação a bancos heterogêneos e distribuídos;
  • Consulta direta, por múltiplas chaves às tabelas textuais, definidas nos perfis;
  • Consulta genérica utilizando expressões lógicas;
  • Tabela resumo de consulta configurável, definidas nos perfis;
  • Interligação de tabelas, definidas nos perfis, permitindo a navegação entre tabelas associadas;
  • Acesso aos dados para verificação, alteração, inclusão ou remoção, controlado pelos perfis;
  • Impressão do conteúdo das tabelas;
  • Exportação para formatos digitais de mercado;
  • Tratamento nativo para endereçamento postal;
  • Apresentação das informações geográficas associadas;
  • Acesso a documentos digitais associados (gerencia eletrônica de documentos);
  • Apresentação de fotos locais;
  • Consulta de imóveis por endereço, inscrição, número de matrícula, loteamento;
  • Consulta a contribuinte por: nome, CPF/CNPJ;
  • Consulta a pessoas jurídicas por razão social, CNPJ, Nome fantasia;
  • Consulta aos dados tabulares por apontamento;
  • Apresentação de mapas para um número qualquer número de temas geográficos
  • Controle de apresentação dos temas e estabelecimento da ordem de visualização e transparência;
  • Controle de ampliação (zoom) e navegação (pan) sem restrição do nível de resolução.
  • A apresentação de múltiplas imagens do território, utilizando sistema de cache multiresolução;
  • Apresentação, no mesmo ambiente de visualização, de imagens e mapas obtidos em portais de acesso público;
  • Cálculo de áreas e distância;
  • Geração de mapas temáticos a partir de acesso direto às informações legadas;
  • Geração de consultas espaciais: está contido, intercepta, toca, contem, disjunto;
  • Impressão de mapas; e
  • Fale conosco interativo.

Benefícios

  • Redução de tempo gasto em atividades burocráticas, a informação passa a estar disponível em qualquer ponto, controlada rigidamente pelo sistema de senhas e perfis;
  • Distribuição de tarefas, descentralização da manutenção da informação pelo gerador da informação;
  • Solução customizada aos processos organizacionais do cliente;
  • Auxilia na busca de melhoria dos processos operacionais e redução de burocracia;
  • Comunicação direta entre agentes e gestores;
  • Rapidez na geração de relatórios e estatísticas;
  • Qualidade no atendimento da população;
  • Mapeamento das unidades visitadas;
  • Melhor integração da informação buscando garantir a exatidão de informações, com possibilidade de documentação fotográfica adicional;
  • Redução de custos com insumos e preparações de dados para cruzamento de informações e obtenção de relatórios; e
  • Consolidação das informações.

Requisitos Mínimos

Servidor Web/Tomcat: (CPU 4 núcleos, 16GB RAM, HD suportar cache de imagens); e
Servidor de Base de dados (CPU 4 núcleos, 16GB RAM, HD suportar dados existentes).

 

Serviços relacionados

Manutenção e acesso a Cadastros Multifinalitários Municipais; e
Manutenção e Acesso a cadastros de serviços Urbanos.

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